quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Hisurtismo uma doença séria que afeta os seres humanos principalmente do sexo femino e resulta em um aumento significativo de substância androgênica fabricada pelos ovários

O Hisurtismo é uma desorganização fisiológica(disfunção) com características clínicas de crescimento excessivo de pelos do tipo terminal em regiões do corpo da mulher andrógeno dependentes e a grande maioria dos casos cerca de 95% dos casos o Hisurtismo ocorre com ou sem ovário policístico devido a atividade excessiva deuma enzima de nosso organismo denominada 5_alfa-redutas ou de uma hipersensíbilidade da glândula sebácea que cada folículo piloso contém(unidade pilossebácia).
A mais importante destinção entre essas condições é a irregularidade ou ausêcia de menstruação encontrada na Síndrome de ovário Policístico que representa aproximadamente 70% DOS CASOS DE INFERTILIDADE mais ausente nas mulheres com insurtismo familiar.
As principais causas do Hisurtismo pode ser então considerada a Síndrome de ovário policístico,quando a mulher apresenta a síndrome de ovario policístico é mandado um comandoa nível do eixo Hipotalamo-Hipofisário que resultara da fabricação excessiva de um Hormônio denominado Hormônio FOLICOLO ESTÍMULANTE(FSH) que fará com que o Folículo que envolve o óvulo dentro do ovário e protegido por duas cápsulas denominadas TECA INTERNA E TECA EXTERNA e essas cápsulas quando eliminam o óvulo e este óvulo é capitado peloconduto que levara até o útero este óvulo em caso de encontrar o espermatozóide no terço proxímo ao útero irá fecundar e formar o futuro feto (Trompa de Falópio).
Entretanto se eventualmente a produção do FSH for em quantidade excessiva esta cápsula que envolve o óvulo não irá se romper,em se rompendo ela irá formar um outro orgão chamado CORPO AMARELO que é secretor de hormônios Androgênicos.
Suponhamos o que é mais comum o não rompimento destas cápsulas denominadas TECA INTERNA TECA EXTERNA,isto fara com que essas cápsulas comecem a reproduzir estes hormônios de forma inadequada levando a cápsulas ou seja o ovário policístico,daí o aumento da espessura da cápsula chamada de Hipertecose ser uma das causas de Hissurtismo.
Outra causa são os tumores ovarianos produtores de Andrógenos além disso temos as causas adrenais como por exemplo Síndrome de Cushing e outras alterações de pelo e substâncias que comprometem a fisiologia hormonal. 

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Desde há muitos anos sinto me muito em baixo, pois tenho pelos muito feios em zonas em que sipostamente as mulheres não teem!Tenho vergonha em me consultar com um endocrinologista, eu bem sei que o especialista deve de estar farto de consultar varias vezes este tipo de casos, mas mesmo assim não me sinto bem...ter pelos nos braços, linha do umbigo, um pouco entre os peitos e costas, pernas...pode ser sinónimo do Síndrome de ovário Policístico?
    Agradeço resposta e conselho!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    Tenho 21 anos e sempre tive muitos pêlos. Quando era mais nova, pensava que eles fossem diminuir conforme eu amadurecesse. Porém, isso não aconteceu. A situação só ficou pior. Eu me sinto muito mal, pois tenho pêlos em todo o corpo, literalmente: Pernas, coxas, braços, barriga, costas, inclusive SEIOS E ROSTO, e não não poucos. Eu trabalho e estudo, e me sinto uma aberração, pois preciso RASPAR MEU ROSTO todos os dias para sair de casa, além de passar bastante maquiagem para disfarçar aqueles poros abertos com pêlos pequenos que são MUITO visíveis sem maquiagem. É horrível usar calça jeans o tempo todo, pensar duas vezes em usar uma blusa com um pequeno decote, sabendo que terei que raspar o colo pra isso. Esse ano procurei uma endocrinologista, ela me passou alguns exames laboratoriais, já fiz USG de abdome total e USG transvaginal, mas aparentemente esses exames não mostraram nenhum sinal de hisurtismo. Ela desconfiou de Síndrome de Cushing também, mas depois de alguns exames, isso também foi descartado. Não sei mais o que fazer, não tenho vontade de sair de casa, fico pensando no futuro e como será muito triste ficar sozinha pro resto da vida, pois namorado ou marido quer uma aberração.

    ResponderExcluir